Livraria Cultura

Pré Venda Harry Potter

01/05/2012

Cantina do Nono – A melhor empada de Porto Alegre



Tem gente que prefere uma pizza gelada, outros um sanduíche, ovos com bacon, frutas, café, leite, etc, etc. Mas o que importa é tomar aquele café esperto antes de pegar no trabalho, aula, ou demais afazeres diários, certo? Certíssimo! E é aí nesse café da manhã que entra a que na minha humilde opinião, se encontra no posto de melhor empada de Porto Alegre. A empada de frango da Cantina do Nono. Não sabe onde fica a Cantina do Nono? Não tem problema, eu conto.

Situada quase à beira da calçada na Avenida Protásio Alves – mais precisamente perto do Zaffari Petrópolis, Colégio Santa Inês e outros – fica localizada a Cantina do Nono. Vendo uma fachada de lanchonete simples, você não imagina as gostosuras que encontrará lá dentro.



O local é perfeito para aquela paradinha de manhã cedo logo depois de descer do bus, antes de chegar ao trabalho. Pelo menos pra mim... hehe

Logo de cara você encontra de tudo um pouco em produtos coloniais, desde salames, queijos, bolachas, chimias, geleias e...





... e vinho de garrafão! Sim, aos montes!


Mas vamos aos comes? Sim, sim...

Olha que delícia essa vitrine!


E agora, eis a melhor empada de frango de Porto Alegre!


Tá dando água na boca? Se segura que to aqui sentadinha na minha mesa esperando as empadinhas e meu café. Enquanto isso, fotos!


Esse guardanapo tem que pegar mais de um, senão desmancha... clássico!


Elas chegaram...


Mais de perto, olha o recheio... hummmm



E o café com leite é de café passado, não expresso. Não é todo lugar que tem um café passado de qualidade, infelizmente. Mas esse vale a pena experimentar. Tanto preto, quanto com leite. Eu pedi com leite nesse dia. Para os que não topam café passado, o local tem uma máquina de café da Nescafé.


Então, eles servem lanches tanto para café, quanto para almoço, onde o cardápio é complementado por xis e pratos de massas congeladas, que você escolhe no freezer e eles aquecem no microondas. Pode comprar e levar também, só eles não tem telentrega.

Esse café da manhã composto por 2 empadas e 1 taça de café com leite ficou em pouco menos de 8 reais. Com certeza vale a pena aparecer por ali, nem que seja para uma visitinha rápida como eu faço às vezes antes do trabalho. A casa abre às 7h da manhã.

E então, qual o filme a escrever dessa vez?? Já que estamos falando de produtos coloniais, que tal falarmos do excelente documentário O Mineiro e o Queijo? Assisti a esse filme de Helvécio Ratton no ano passado, confesso que com certa curiosidade, pois não sabia exatamente o que encontraria. O documentário conta a história da produção de queijo de minas artesanal, abordando as questões culturais, políticas e sociais que envolvem o tema. É um filme bastante interessante, mostra não só a história da produção desse item, como a história de pessoas extremamente simples, que ainda hoje em dia vivem em fazendas no interior do interior de Minas Gerais produzindo o seu queijo. Traz à tona um assunto que creio, deveria ser discutido a nível nacional, tamanha a sua importância.

E, vocês ainda não sabem, mas amo pão de queijo (agora obviamente já sabem). E chega um momento do filme em que uma pessoa aparece com uma bandeja gigante, cheinha de pães de queijo quentinhos, assados na hora. Quase pude sentir o cheirinho do pão de queijo enquanto assistia àquela cena.



Cantina do Nono
Avenida Protásio Alves, 2618 loja 02 – Petrópolis – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3334 3397
Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário