Livraria Cultura

Pré Venda Harry Potter

16/01/2013

Mercopan, um delicioso café da manhã.


Café da manhã: uns dizem ser a refeição mais importante do dia. Outros ignoram. Eu não ignoro e considero uma refeição importante (talvez não a mais importante do dia). Assim sendo, em um dia de semana que estava de folga (diferente da Luciana), nos dirigimos para a famosa padaria Mercopan, a fim de começar bem o dia... muito bem alimentado!

De cara, inúmeros sabores na parte interna da padaria...


Vai uma geleia ae?


E os salgados, muito bons!


Os alfajores são ótimos, melhor do que muita enganação vendida por ae afora!!


Mais uma visão do local e das várias guloseimas a disposição do cliente...


Mas chega de papo, vamos logo pensar na gente e comer! Ficamos do lado de fora, estava bem agradável ficar por ali no horário das 07h40 da matina...


Uma olhada no cardápio e suas variedades.


E prestem atenção nessa parte, tem almoço também!


De cara fomos sendo atendidos pela ágil e atenciosa Grace (embora no crachá esteja Greice, o nome correto é o primeiro indicado!).


Eu comecei com um suco de laranja, bem gelado e natural.


A Luciana já pediu um cortado, café expresso com leite, meio a meio e em xícara grande.


Para abertura dos trabalhos, ela pediu um croissant de presunto e queijo... quentinho, macio... delicioso!


Eu já queria algo mais incomum no café da manhã e vinha desde casa pensando: vou pedir um pancho, para começar bem... dito e feito, pancho com mussarela e mostarda!


Baita começo, sente só a salsicha defumada, é muito sabor!


Para o segundo round a Luciana foi de sanduíche Mercopan, um pão de ló com maionese, presunto, queijo, alface, tomate e ovos, coberto com geleia... bem gostoso, mas ela fala mais a respeito: “algo realmente gostoso, o doce da geleia e do pão de ló harmonizava com os salgados, nada sobrou, nada faltou, perfeito!”.


Eu queria manter a forma e pedi um sanduíche multicereais, com pão multicereais, pasta de rúcula, alface roxa, peito de peru e tomate... que espetáculo!


De novo, no replay... 3 andares de recheio, 3 dedos gordos, um em cima do outro!


No fim, recebi um torpedo: almoço com a família, cardápio a la minuta. Favor pegar leve no café da manhã. Tive que interromper meus planos de ficar ali mais algum tempo e ir direto para a sobremesa. Dividi com a Luciana essa beleza que é panelinha de creme com chocolate e morango.


Mais uma vez, por outro ângulo, a mistura entre chocolate crocante, massa saborosa e morango gelado... comeria uns 10 desses na sequência, fácil fácil!


No fim ainda entramos na padaria e encomendamos mais 2 alfajores e 2 pães de queijo, para não perder o hábito de provar algo mais tarde. E a conta ficou em pouco menos de 50 reais, para todo esse belo início de manhã... certeza que será a primeira de muitas idas à Mercopan!

Existe ainda um preconceito absurdamente patético com relação a certas coisas e nelas incluo o uso da roupa preta. Se você está sempre de preto você é do mal, está de luto, besteiras assim e por ae vai. Dito isso, de cara já fiquei interessado quando vi as imagens de um filme que estourava nas bilheterias americanas, em março de 2009. Só não fazia ideia o quanto espetacular era o filme Matrix, dos irmãos Wachowski.


Em Matrix observamos o operador de computadores e hacker Thomas Anderson (ou se preferir, Mr. Anderson). Lá pelas tantas ele resolve seguir o coelho branco tatuado nas costas de uma morena misteriosa e depois de alguns acontecimentos encontra Morpheus, que lhe dá a escolha: tome a pílula azul e viva, continue vivendo na sua vidinha medíocre e sem mudanças ou tome a pílula vermelha e descubra o quão funda é a toca do coelho. E a partir da escolha da pílula vermelha iremos conhecer mais sobre o mundo em The Matrix.


Não vou aqui escrever teses sobre as ideias abordadas no filme, isso seria trabalhoso demais e talvez não chegaria a lugar nenhum. Quero dizer que até hoje lembro claramente daquela sessão de junho de 2009: kung-fu, filosofia, giros de câmera lenta (efeito bullet-time, sua linda!), lutas insanas, tiroteios brilhantemente orquestrados, roupas pretas. E claro, o amor é o que prevalece a tudo no fim das contas, o amor ressuscita, o amor traz a sobrevivência, o amor nos mostra quem de fato é Mr. Anderson, ele é Neo, ele é o “One” (ou o Escolhido, em português).


Embora muitos critiquem o primeiro e segundo ato por vezes arrastado, eu discordo. Tudo é perfeitamente plausível na construção daquele novo mundo, daqueles personagens. Nada está ali para ganhar tempo na tela ou no popular, encher linguiça.

Tendo um terceiro ato repleto de pura ação e simplesmente arrebatador, Matrix ainda nos brinda com um vilão emblemático (Agente Smith, brilhantemente interpretado por Hugo Weaving, também conhecido como Elrond, em O Senhor dos Anéis), se todo o resto já não fosse o bastante. Independente do que falam das duas continuações (que vejo qualidade nelas, embora sejam nitidamente inferiores ao primeiro filme), Matrix é um filme impactante do final dos anos 90: câmeras lentas, tecnologia, roupa de couro, heróis vestidos de preto... tome a pílula vermelha e entre no mundo de Matrix.



Avenida Ijuí, 641 – Petrópolis – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3391 8090
Horário de funcionamento: 2ª a sábado das 7h30 às 20h30 e domingos das 16h às 21h

5 comentários:

  1. Eu adoro o Mercopan! Uma boa pedida pra manhã é o Mini Café da Manhã com pãezinhos, croassaint, geleias, frios... provei dia desses e amei! Não foi a toa que começei o dia de bom humor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia! Pois é, baita lugar a Mercopan, atendimento ágil e educado, grande variedade de sabores...não tem como a pessoa começar o dia ali e sair de mau humor mesmo! rsss

      Excluir
  2. Quanto pagaram pra você publicar isso? Nada de tão bom assim, os funcionários não devem receber salários tamanha má vontade e demora, você já viu a cobrança? os 10% viraram "troco" e este troco o cliente não é informado que é obrigatório, que está incluso na conta, simplesmente está impresso na nota e recolhido sem comentário. Para quem cuida da saúde, corre risco. A quantidade de reclamações ao se procurar no Google é imensa!

    ResponderExcluir
  3. Os funcionários não devem receber pagamento tamanha demora e má vontade. Alguém já viu a nota? 10% de "troco" que não é informado, nem pedido, simplesmente cobrado e recolhido... aí tem maracutaia que nossas autoridades não estão sabendo. Tem muita padariazinha menor bem melhor e mais honesta onde sua saúde vai estar mais a salvo! Esta matéria tá com cara de comprada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: a matéria foi paga sim, por mim e pela Luciana.

      Excluir