Livraria Cultura

Pré Venda Harry Potter

12/01/2015

Seriados vistos em 2014


O texto abaixo não tem pretensão alguma. Não tem pretensão de fazer uma análise detalhada do que foi visto, nem falar de sinopses, embora elas possam existir. Nem falar de coisas com nexo, de maneira clara, ampla e racional. É apenas um cara escrevendo sobre os seriados que viu em 2014, de forma subjetiva. Logo, leia por sua conta e risco os devaneios a seguir. E sim:

SPOILERS poderão surgir no texto abaixo.

Por vários motivos os quais não detalharei, 2010 e 2011 foram anos marcados por idas ao cinema, foram mais de 460 sessões de cinema nestes anos. Em 2012 a meta era diminuir, muita incomodação e aborrecimento com gente mal-educada. Em 2013 estava lendo mais e indo menos ainda ao cinema. Mas já começando a ver mais seriados, mas de forma descompromissada, desorganizada até. Em 2014 tinha uma meta: ver 500 episódios. Não interessava o critério, precisava ver. E assim fui.

Então em 2014 dei continuidade a seriados que já iam sendo observados em períodos anteriores, tais como a excelente The Newsroom (3 temporadas com poucos episódios e fim... pode parecer pouco, mas perto de alguns seriados irregulares que passam de 10 temporadas e seguem sendo renovadas...), Modern Family, The Big Bang Theory (sim, eu vejo... e espero imensamente que a 10º temporada, em 2016/2017, seja de fato a última), entre outras. Claro, entre essas outras é necessário destacar The Good Wife. Não é um seriado perfeito, as subtramas são sempre enrolações desnecessárias, até para manter a média alta de mais de 20 episódios por temporada. Mas, de uma maneira geral, é um excelente entretenimento da TV aberta americana (além de mostrar uma verdadeira jornada de transformação da protagonista). Por mais que goste de The Good Wife, ficaria feliz em anunciarem logo o fim, tipo na sétima temporada (atualmente está na sexta), tentar não ganhar mais várias temporadas e a coisas perderem o controle e encerrar em queda, tais como tantos outros seriados que passaram por isso no passado (lembrei de Arquivo X, mas são tantos...).

Em 2014 também tinha por objetivo desenterrar algumas séries perdidas no meio do caminho, aquela coisa clássica do: “ah, ela está na sétima temporada e vi até a terceira...”. Fiz isso com Californication e True Blood. A coisa positiva? Liberar espaço no HD. Californication sempre me pareceu uma ficção disfarçada de comédia, era sempre a mesma ideia (escritor fracassado, fudido com a amada mulher que brigam e voltam, uma filha adolescente no meio, e claro, quase sempre o ‘mojo’ de David Duchovny que garantia várias minas gostosas em algum ambiente para transar... e claro, nudez feminina gratuita), com pequenas variações. No fim, o Series Finale pareceu algo como: precisamos encerrar, vamos dar um encerramento breve para alguns personagens. E o protagonista... ah, vamos fazer a vontade dele. A última cena pode ter sido bonita, mas previsível, poderia ter aparecido no fim da primeira temporada (ou segunda, ou terceira) que continuaria sendo previsível. Mas não posso negar, parte do final da segunda temporada foi épico, me fazendo lembrar de certo programa americano...


Quanto a True Blood, a primeira e segunda temporadas foram ótimas, a terceira começou bem, mas depois que a protagonista foi revelada como sendo uma fada, a coisa degringolou. De vampiros virou uma série de tudo, lobisomens, transmorfos, etc. Ok, sempre tinha nudez feminina gratuita, transas e outros, mas... não rolou. E a sétima temporada, a temporada final, foi muito fraca, talvez a mais irregular de todas. Enfim, sobre True Blood prefiro lembrar dela com esta foto.


Mas também queria começar alguns seriados que já estão bem avançados, já com várias temporadas... e assim foi o caso de Parks and Recreation, Game of Thrones e The Walking Dead. Parks não sei por que raios nunca tinha visto. Na verdade sei: alguém tinha dito que a primeira temporada era irregular, que era uma cópia fajuta de The Office e seu falso documentário. Mas comecei a olhar e os poucos 6 episódios da primeira temporada já me pareceram bem agradáveis. Com as temporadas seguintes só melhorou, e muito. The Walking Dead acabei aproveitando as férias do primeiro semestre para olhar 4 temporadas em pouco menos de 1 mês (diferente de muitos ou até da maioria, não tenho esse lema de férias = acordar tarde e viajar. Pelo contrário. Acordo cedo, nem que seja para abrir a janela e torcer para ver um temporal caindo, ou sentir frio, etc. E na minha morada habitual, nada de expandir horizontes. Fechando momento divagação), e entre novembro e dezembro vi a primeira parte da quinta temporada. Com Game of Thrones já optei por algo mais lento, gradual e seguro, uma temporada por mês e que troço legal: com traições, confrontos, violência, nudez VOCÊ SABE O QUE e sangue/mortes em boa parte dos episódios... que venha a quinta temporada!



Mais para o fim do ano, já com Parks and Recreation em dia, encarei The Knick, e que excelente seriado sobre a medicina nos anos de 1900, em Nova York. Recomendo amplamente. E comecei a olhar Curb Your Enthusiam, com Larry David, que eternamente será lembrado como um dos principais criadores do seriado Seinfeld. Não estou em dia ainda com as 8 temporadas, mas até o momento estou gostando muito.

Para 2015 a meta é um pouco diferente: não um número determinado de episódios, mas ver mais seriados finalizados, começar do zero, ir avançando até o fim. Alguns dos seriados que estão nessa meta: Sons of Anarchy, Mad Men (que finaliza justamente em 2015), In Treament, quem sabe The Killing, Boardwalk Empire, entre outros seriados que possam surgir. Doctor Who está na lista para observar um dia, mas não sei se será ainda em 2015... mas um dia olharei, uma a uma, suas temporadas.

Dados aleatórios:

- Primeiro episódio visto em 2014: The Newsroom. Último episódio visto em 2014: Penny Dreadfull (logo, comecei melhor do que terminei, em uma análise rápida e rasteira rs);

- Mês que menos vi seriados: Fevereiro, com 37 episódios (o fato de não ter ar-condicionado em casa sempre conta nesses períodos de calor extremo). Mês que mais vi seriados: Novembro, com 90 episódios;

- Maior sequência observada: The Walking Dead, as 4 primeiras temporadas em todo mês de abril.

Foram ao todo 731 episódios de séries vistos em 2014, média de 2 episódios por dia ou ainda, 46,2% superior a minha meta inicial: nada mal, nada mal.

No mais, era isso.

A seguir, um resumo dos seriados vistos com a relação de cada mês:

Seriado
Episódios vistos
24 9º Temporada
12
Arrested Development 4º Temporada
15
Black Mirror 1º Temporada
2
Black Mirror 2º Temporada
3
Brooklyn Nine-Nine 1º Temporada
21
Californication 4º Temporada
12
Californication 5º Temporada
12
Californication 6º Temporada
12
Californication 7º Temporada
12
Chaves
1
Community 5ª Temporada
13
Curb Your Enthusiasm 1º Temporada
11
Curb Your Enthusiasm 2ª Temporada
10
Curb Your Enthusiasm 3ª Temporada
4
Game of Thrones 1º Temporada
10
Game of Thrones 2º Temporada
10
Game of Thrones 3º Temporada
10
Game of Thrones 4º Temporada
10
Girls 3º Temporada
12
Hannibal 1º Temporada
13
Hannibal 2º Temporada
13
Homeland 2º Temporada
12
Homeland 3º Temporada
12
Homeland 4ª Temporada
12
House of Cards 2º Temporada
13
Louie 4º Temporada
14
Modern Family 5º Temporada
16
Modern Family 6º Temporada
10
Orphan Black 1º Temporada
10
Orphan Black 2º Temporada
10
Os vingadores - Os super-heróis mais poderosos da Terra - 1º temporada
26
Os vingadores - Os super-heróis mais poderosos da Terra - 2º temporada
26
Parks and Recreation 1º Temporada
6
Parks and Recreation 2º Temporada
24
Parks and Recreation 3º Temporada
16
Parks and Recreation 4º Temporada
22
Parks and Recreation 5º Temporada
22
Parks and Recreation 6º Temporada
22
Penny Dreadfull 1ª Temporada
8
Spaced 1º Temporada
7
Spaced 2º Temporada
7
The Big Bang Theory 7º Temporada
14
The Big Bang Theory 8º Temporada
11
The Good Wife 5º Temporada
12
The Good Wife 6º Temporada
10
The It Crowd - Series Finale
1
The Knick 1º Temporada
10
The Newsroom 2º Temporada
3
The Newsroom 3ª Temporada
6
The Strain1º Temporada
13
The Walking Dead 1º Temporada
6
The Walking Dead 2º Temporada
13
The Walking Dead 3º Temporada
16
The Walking Dead 4º Temporada
16
The Walking Dead 5º Temporada
8
True Blood 4º Temporada
11
True Blood 5º Temporada
12
True Blood 6º Temporada
10
True Blood 7º Temporada
10
True Detective 1ª Temporada
8
Veep 1º Temporada
8
Veep 2º Temporada
10
Veep 3º Temporada
10
Total
731


Mês
Episódios Vistos
Janeiro
58
Fevereiro
37
Março
53
Abril
85
Maio
55
Junho
70
Julho
39
Agosto
60
Setembro
71
Outubro
61
Novembro
90
Dezembro
52
Total
731

Nenhum comentário:

Postar um comentário